Mais uma preocupação para a Microsoft

Desde já há algum tempo que a Asus tem produzido placas-mãe ( como esta da foto ) que oferecem o recurso chamado Asus Express Gate, que é assim descrito pela empresa: “Surfe na web em 5 segundos sem precisar esperar pela inicialização do Windows. Com uma rápida inicialização de apenas 5 segundos, o Asus Express Gate oferece a opção de inicialização com um sistema operacional Linux, que permite aos usuários acesso instantâneo às operações mais usuais, como acessar a internet, acesso a emails, VOIP, etc sem necessidade de esperar pela carga do Windows.”

Clique na foto para ver mais detalhes

O Express Gate é o nome comercial adotado pela Asus de uma versão de Linux desenvolvida pela Splashtop. O Express Gate fica gravado em uma ROM dentro da placa-mãe, e é carregado (em alguns segundos) quando a máquina é ligada; caso o usuário deseje carregar o Windows, outros comandos são necessários.

O Express Gate vinha embutido em alguns modelos de desktops. Em maio, a Splashtop anunciou que também alguns modelos de notebooks da Asus viriam com o Express Gate; houve pouca repercussão.

Recentemente, o conceituado colunista John Dvorak escreveu que o Express Gate é a maior ameça ao domínio da Microsoft desde que ela se tornou uma empresa pública (maior até mesmo do que a Google). Traduzo um trecho interessante:

“É um projeto ameaçador por diversas razões. Em primeiro lugar, ele faz com que as pessoas se acostumem com Linux, dá a elas uma experiência agradável, que proporciona recompensas instantâneas. Em segundo, mostra às pessoas que – na maioria das vezes – elas precisam de pouca coisa (e não tudo que o Windows oferece). Por último, ele faz o Windows parecer um sub-sistema não muito diferente de um programa qualquer que você roda debaixo do Linux. O efeito psicológico disso é profundo, e os resultados podem ser devastadores para a Microsoft”.

Já é certo que os Eee PC revolucionaram a indústria de notebooks. Resta ver se Dvorak está certo e eles revolucionarão também o mercado de sistemas operacionais.

Fonte: Guia do Notebook

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: